sexta-feira, 23 de julho de 2010

Código Morse


Com o uso do Gerador de Sinais Pulsantes é possível fazer a comunicação através do Código Morse. Para entender um pouco mais sobre esse tipo de sinal, observe a tabela abaixo:


http://i274.photobucket.com/albums/jj242/guitsb11/057-1.jpg

O código morse é um sistema de representação de letras, números e sinais de pontuação através de um sinal codificado que pode ser tanto sonoro, luminoso ou escrito. Foi desenvolvido por Samuel Morse em 1835, criador do telegráfo elétrico. Uma mensagem codificada em Morse pode transmitada por pulsos( ou tons) curtos e longos. Este sistema representa letras, números e sinais de pontuação apenas com uma sequência de pontos, traços e espaços.



Para saber mais, existe diversos sites com aulas sobre telegrafia utilizando código morse. Recomendamos este site criado pelo Alexandre H. Scholl - PP5BAR - http://www.bigprint.com.br/pp5bar/telegrafia/

Fonte: Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_morse

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog e pela aula de fundamentos de telegrafia! Está muito bom este blog. Tenho certeza que o estudo da telegrafia pode ser um mote muito especial para motivar os alunos a estudar física e outras disciplinas. Qualquer teoria de aprendizagem pode ser utilizada para fundamentar os objetivos, estratégias e finalidades.

    Abraços.

    ResponderExcluir